sábado, 19 de janeiro de 2013

Quatro Fronteiras – San Pedro de Atacama (Chile) a Salta (Argentina) – 14.01.13



O dia de hoje foi reservado para viajar de ônibus.
Acordei às 7h, arrumei-me e fui fotografar as ruas de San Pedro sem muita gente.













As 8h já estava de volta, tomamos café da manhã, compramos mais duas garrafas de vinho para acabarmos com os pesos chilenos e fomos pegar o ônibus.
Esperamos por mais de meia hora pois o ônibus sai de Calama, passa por San Pedro de Atacama e segue para a Argentina.




Ainda na saída de San Pedro paramos na imigração chilena para carimbarmos nossa saída do país. Demorou pois uma longa fila foi feita não só pelos mais de 60 passageiros do ônibus quanto por veículos particulares (inclusive a Land Rover do dia anterior).

O caminho de San Pedro ao Passo Jama (local por onde cruzamos os Andes) é lindo. Desta maneira dividi meu tempo escrevendo para o blog e olhando as paisagens pela janela do ônibus.






Ficamos mais de duas horas parados na imigração e aduana argentina (já após o Passo Jama). Havia um ônibus que ia do Peru para a Argentina antes de nós e todos tivemos que carimbar nossas entradas na Argentina e passar nossas bagagens pela aduana.

Perguntei ao motorista quanto tempo da imigração até Salta, ele disse-me que são seis horas e meia. Neste momento que escrevo são 16h05 e ainda não saímos daqui. Vamos chegar tarde em Salta e não temos hotel reservado. Não gosto quando isso acontece, mas faz parte e desta vez foi inevitável.
O restante da viagem até Salta foi belíssimo, passamos por trechos em que a estrava fazia caracóis longuíssimos (estávamos atravessando os Andes, portanto subíamos e descíamos grandes aclives e declives), passamos por um grande salar, pegamos, sol, chuva e neblina.















Quando enfim terminamos a descida, passamos por Purcamarca, uma cidade argentina no sopé dos Andes que tem uns cerros de cores diferentes devido aos diferentes minerais encontrados neles (colocaremos fotos deste lugar em um post futuro pois visitamos o lugar).
Passamos em San Salvador de Jujuy debaixo de muita chuva onde algumas pessoas desceram do ônibus e chegamos em Salta próximo das 23h ainda sob muita chuva.
Chegar tarde a uma cidade desconhecida não é bom, ainda mais com chuva!
Assim que pegamos nossas mochilas fomos abordados por um rapaz oferecendo hospedagem em um hostel com quarto matrimonial, banheiro privativo e café da manhã por 200 pesos (cerca de 85 reais). Ainda ofereceu-nos transporte gratuito até lá, o táxi seria por conta deles.
Aceitamos e desta maneira nos hospedamos no Hostal El Quara (www.hostalquara.com). Uma construção antiga, com um banheiro de aspecto meio sinistro, mas bem limpo e bom. Para diminuir o calor tinha um ventilador que fazia algum barulho a noite. Tinha TV a cabo e uma ótima conexão de internet dentro do aposento.




Tomamos um ótimo banho e dormimos bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário