terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quatro Fronteiras – La Paz, Oruro e Uyuni – 09.01.13




Acordamos por volta das 7h30 e fomos andar por La Paz. Visitamos o Museu San Francisco, que fica anexo a grande Igreja de San Francisco. O museu conta um pouco da história de La Paz sob o ponto de vista dos franciscanos.









Lá de cima da igreja captamos algumas cenas do cotidiano paceño, inclusive dá para perceber a quantidade de vans de transporte que existem por lá, nunca vimos igual.





Após o museu fomos nos despedir do Dumbo, desta vez com sorvetes.




Demos ainda uma caminhada pelas ruas com artesanato e compramos nossas lembranças de La Paz.

Lá pelo meio-dia fizemos o check-out no hotel e pegamos um táxi para a estação de ônibus (12 bolivianos). Compramos as passagens para Oruro no ônibus das 13h30, telefonamos para nossos pais e ainda fizemos hora na rodoviária antes de embarcarmos.






A viagem de La Paz para Oruro durou exatamente 4 horas, a estrada é bem movimentada e está passando por obras de duplicação. Pegamos sol e chuva durante o trajeto.

Em Oruro pegamos um táxi da rodoviária a estação de trem (10 bolivianos), de onde pegaríamos um trem para Uyuni.
Na estação de trem em Uyuni trocamos nossas reservas feitas pela internet pelos bilhetes de embarque.
Aproveitei e comprei sabonete, chocolate, cerveja, Pepsi e empanadas.

Quando o trem chegou na estação embarcamos nossas bagagens e tiramos várias fotos.






Comemos as empanadas com cerveja ainda antes do trem partir.



O trem saiu com 30 min de atraso, às 19h30. Assim que saímos colocaram um filme muito violento na televisão do vagão (acho que o filme se chama “O Juiz”), achamos extremamente inconveniente pois havia crianças a bordo. Depois passaram outro mais “light”, ficamos nos perguntando por qual motivo não passaram o mais violento mais tarde, quando as crianças já estariam dormindo?
Foi muito difícil dormir pois o som da TV era bem alto e o espaço entre os bancos estreito. Conseguimos cochilar após o segundo filme.
Acordei às 2h20, horário previsto para pararmos em Uyuni (o trem seguiria viagem) e fiquei um pouco preocupado se não teríamos passado pela cidade e não havíamos visto. Sem ter ninguém para perguntar fui até o outro vagão que estava com vários turistas com cara que desceriam em Uyuni e vi que todos ainda estavam a bordo. Voltei ao meu lugar e logo a Loirinha também acordou. Chegamos em Uyuni às 3h.



Achamos um pequeno hotel com vaga em quarto com banheiro privativo por 100 bolivianos e ainda demoramos a pegar no sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário