terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Quatro Fronteiras - La Paz e Tiwanaku - 08.01.2013

Hoje foi um dia para se fazer passeio fora de La Paz. Fomos às ruínas de Tiwanaku, um civilização antiga que habitou as terras do altiplano boliviano desde 1500 a.C.
Logo que acordamos já vimos que o dia estava nublado e mais frio que o anterior. Quando acabamos o café da manhã já vimos que a chuva caia, bem fininha.
Ficamos no saguão do hotel esperando o transporte, quando a dona da agência que nos vendeu o passeio nos viu esperando a cerca de uma hora percebeu que a van se esqueceu de nos buscar. Ela fez então algumas ligações e nos chamou para descer a rua, tomarmos um transporte público e pegar a van já no caminho.
A chuva nos acompanhou o tempo todo do passeio. Atrapalhou bastante pois a parte mais bacana do passeio era conhecer as ruínas que ficam a céu aberto. Ainda sim deu para aprender bastante sobre a cultura Tiwanaku. O guia nos levou a dois museus antes das ruínas e demonstrou muito conhecimento, não só sobre seus ancestrais (o guia é descendente Tiwanaku) mas também sobre cultura geral.
As fotos que conseguimos tirar foram rápidas para que a máquina (usamos somente a pequena) não molhasse muito.

Porta do Sol

Detalhe da Porta do Sol

Além da água, o problema era o barro

Essa pedra com um buraco tinha a função de um megafone e servia para falar para milhares de pessoas

Escultura feita em pedra de arenito

O sistema de escoamento de água construído antes de Cristo ainda  funciona

As ruínas de uma pirâmide ainda estão sendo escavadas

E tome chuva!

Espaço com figuras de rostos humanos na pedra 1

Espaço com figuras de rostos humanos na pedra 2

Foto panorâmica de parte do sítio arqueológico
Após a visita fomos levados a um restaurante próximo ao sítio arqueológico onde almoçamos.
No trajeto de volta a La Paz paramos na estrada para tirar fotos da cidade pelo alto.

La Paz vista de cima

Assim que chegamos subimos para o quarto por causa da chuva. Logo a estiagem apareceu e fomos andar por La Paz, desta vez seguimos por uma rua rica em venda de artesanato.

Nossas andanças nos levou a Plaza Murilo, onde fica a sede do governo boliviano e é local de uma grande concentração de pessoas da cidade.

Plaza Murilo

Capturamos algumas cenas interessantes durante o tempo que ficamos na Plaza Murilo.

Rua que chega a praça

Vendedora ambulante

Família com trajes típicos 1

Família com trajes típicos 2

O rapaz com o rosto coberto é um engraxate, profissão ainda muito comum por La Paz. Todos eles cobrem o rosto,  meio sinistro, mas por aqui, normal.

As pipocas estilo "Gury" por aqui são vendidas a granel.
Maneira típica de se carregar crinaças.
 Andamos mais e fomos tomar uma cerveja com salsipapas (salsicha com batata frita) no Dumbo (de novo).

Esperando o lanche
Após o lanche fomos até a linda Igreja de São Francisco. Estava tendo missa. Não vimos os avisos de proibido tirar fotos, acabamos tirando (mesmo sem flash) e fomos repreendidos por um policial, que vergonha!

Igreja de São Francisco - interior

Igreja de São Francisco - exterior
Após isso voltamos para o hotel.