sábado, 31 de janeiro de 2015

Europa.Jan.2015 - Vaticano - 04.01.15

04.01.15 Roma
Primeiro dia inteiro em Roma foi um domingo, aniversário do Haroldo. Acordamos por volta 6h30 pois o recepcionista do hotel nos disse que o Papa falava às 10h aos domingos.  Ainda com muito sono levantamos para o primeiro programa, visitar o Vaticano e assistir a benção dominical do Papa.
Antes de sair tivemos uma grata surpresa, o café da manhã do hotel era estilo buffet, muito bem servido, com máquinas de suco (laranja e abacaxi), máquina de café (café expresso, caputino, americano, chocolate e com leite), máquina de iogurte, frios (queijo, presunto, salaminho entre outros), ovos mexidos, salsicha, bacon, diversos tipos de pães, doces, mel... enfim era uma delícia! Comemos bem antes de sair.
Passamos na estação de trem Roma Termini para comprarmos o passe Roma Pass (36 euros cada) que dá direito a três dias de transporte público (ônibus, metrô e tram) e a duas entradas em museus e/ou atrações da cidade.
Em Roma Termini tem uma estação de ônibus urbanos e duas linhas de metrô, por lá mesmo pegamos o ônibus 64 que vai até o Vaticano. Validamos o Roma Pass na máquina do ônibus e seguimos para o Vaticano.
Chegamos lá e já fomos visitar a Basílica de São Pedro. Impressionantemente bela e grande, a basílica já nos brinda com a Pietá logo na entrada. 






Ficamos um bom tempo andando em seu interior. Logo após subimos em sua cúpula a pé (5 euros/pessoa), que são mais de 500 degraus.
Belíssimas visões do Vaticano e de Roma pudemos ter da cúpula.






Descemos a tempo de ver o Papa, porém como a praça já estava lotada, nossa visão não foi das melhores. Mas foi emocionante ver e ouvir o Papa Francisco ao vivo, ainda mais em dia de aniversário.




Saímos do Vaticano a pé, passamos pelo castelo de San Felipe que estava com uma fila gigantesca e fomos até a Piazza Navona que é um ponto de encontro de romanos e turistas, ainda mais em um domingo de sol. 





Após um bom tempo curtindo a praça, fomos ao Pantheon, o monumento mais bem preservado da Roma antiga. De origem politeísta, desde o século 7 até hoje é um templo católico.






Nos permitimos perder pelas espetaculares ruas de Roma, chegamos a Fontana de Trevi, que infelizmente estava passando por reforma, cheia de andaimes e sem água, não deu para curtir nada de lá. Mesmo assim, foi feita uma passarela onde pudemos chegar bem próximo. O interessante é que as pessoas continuam jogando moedas, mesmo no seco, para poderem voltar a Roma.








Após a Fontana de Trevi seguimos em direção ao metrô. No caminho comemos nossa primeira pizza na viagem, na Piazza Barberini. Lá mesmo pegamos o metrô e descemos na estação Roma Termini. A estação de trem da capital italiana tem um centro comercial que possui um supermercado, lá compramos vinho, queijo formaggio e uma espécie de raspa de pão para o piquenique no quarto do hotel.
No caminho para o hotel descobrimos um pub próximo chamado Yellow onde tomamos duas cervejas para celebramos o aniversário do Haroldo. O pub ainda tinha uma promoção e nos deu dois drinques de aniversário.



Um vinho com petiscos embalou nosso sono.

Depois de três noites sem dormir direito nos entregamos ao Morfeu, felizes pelo nosso primeiro dia na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário