quarta-feira, 22 de julho de 2015

Europa.Jan.2015 - Dubrovnik, Croácia/Sarajevo, Bósnia - 20.01.15

Após mais um belo café da manhã, saímos a pé para a estação rodoviária sob uma fina chuva.
O ônibus para Sarajevo partiu às 8h e a chuva nos seguiu por quase todo o tempo, um tímido sol deu as caras quando nos aproximamos do destino. A estrada de Dubrovnik a Sarajevo merece uma menção. O trecho que sai da cidade croata vai beirando o mar (a mesma estrada pela qual chegamos de Ljubljana, Zagreb e Split) e após entrarmos na Bósnia e passarmos por Mostar um lindo rio vai acompanhando a estrada, já mais próximo a Sarajevo subimos uma serra com as encostas nevadas.






Lá pelas 14h chegamos a Sarajevo e mais uma vez sentimos a sensação de estarmos perdidos (aliás, uma gostosa sensação que é seguida pelo prazer de ir se descobrindo e conquistando o lugar). Na rodoviária conseguimos descobrir que o hotel era bem próximo, que daria para ir a pé. Ao sairmos já nos deparamos com a estação ferroviária e já compramos as passagens para Zagreb. Para comprar as passagens tivemos que trocar dinheiro, pois as passagens só poderiam ser compradas com marcos bósnios. A mulher que nos vendeu as passagens nos ensinou a direção do hotel e logo chegamos ao Hotel Grand (42 euros a diária), muito bom.
Já deixamos as coisas no quarto, pegamos um bom mapa de Sarajevo e algumas boas informações na recepção e seguimos de táxi para a Old Town (3 euros).
Sarajevo não é uma cidade bonita como as que havíamos visitado até então, mas é um lugar repleto de histórias antigas e recentes. Desde sempre foi uma espécie de interseção entre o ocidente e o oriente (penso que algo comprável a Veneza e Istambul), por isso a capital bósnia é culturalmente muito rica e isso se estampa em sua arquitetura, culinária e religião. 



















Acho que não conheço um lugar que tenha tantas mesquitas, igrejas cristãs e sinagogas como Sarajevo.








Foi em sua Latin Bridge que o arquiduque do império austro-húngaro, Francisco Ferdinando foi assassinado em 1914, fato que deu origem a Primeira Guerra Mundial. 





Porém o mais marcante são os diversos sinais ainda espalhados pela cidade da guerra que implodiu a antiga Iugoslávia. Prédios com marcas de bala estão em vários locais, memoriais, cartazes e diversos túmulos espalhados por áreas públicas nos fazem lembrar do quando o povo de Sarajevo sofreu no início dos anos 1990.









Andamos muito pela Old Town, comemos uma comida deliciosa, tiramos várias fotos e voltamos para o hotel também de táxi.

Antes de dormir... lanche no quarto do hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário