domingo, 1 de fevereiro de 2015

Europa.Jan.2015 - Florença/San Giminiano/Siena - 11.01.15

11.01.15 Florença/San Giminiano/Siena
Acordamos, tomamos aquele café da manhã, arrumamos as coisas, fizemos o check-out no Hotel Delle Nazione e fomos para a estação de trem Santa Maria Novela para pegarmos um ônibus que nos levaria até o aeroporto de Florença (6 euros/pessoa).
No aeroporto ficamos algum tempo procurando a Avis, agência na qual alugamos o carro até descobrirmos que teríamos que pegar um ônibus interno para chegar a área das locadoras de carro.
Ao chegarmos lá os trâmites foram tranquilos e o carro que nos esperava era um Fiat 500. A atendente da Avis até nos ofereceu um Fiat Panda a diesel alegando que o diesel era mais barato que a gasolina, porém teríamos que pagar uma diferença. Não aceitamos pois achamos que dirigir um Fiat 500 pela Itália combinava mais. Uma diferença significativa com relação aos aluguéis de carro no Brasil é que não teríamos que entregar o carro com o tanque cheio, mas tivemos que pagar pouco mais de 50 euros pelo combustível.
Saímos do pátio da Avis e tomamos as ruas de Florença, com alguma dificuldade e algumas voltas conseguimos chegar a estrada que nos levaria a San Giminiano e Siena. Logo no início nos deparamos com um pedágio. Já nos preparamos para pagar quando vimos que não tinha cabines com pessoas como no Brasil e sim máquinas onde pegamos um tíquete.
Seguimos pela rodovia A1 que nos pareceu a maior da Itália, com quatro pistas que levavam a Roma. Andamos nessa estrada por cerca de meia hora e pegamos uma saída a direita para San Giminiano. Para sairmos da estrada tivemos que pagar o pedágio. Entregamos nosso tíquete para um atendente em uma cabine e pagamos 70 centavos de euro.
Rodando por uma estrada secundária, mas com pista dupla e separada por canteiro central da pista contrária, chegamos até a entrada para San Giminiano. Aí uma pequena estrada nos levou a cidade. Achamos um estacionamento logo na entrada da parte histórica e paramos o carro.
San Giminiano é encantadora! Marcada por alguma torres bastante altas a cidade é medieval até a raiz do cabelo. Andamos por suas ruelas por mais ou menos duas horas. Antes de seguirmos para Siena ainda comemos uma deliciosa pizza e compramos dois vinhos, um tinto e outro branco, que são típicos da região.

Pagamos 4 euros pelo estacionamento e fomos para Siena.
Sem dificuldades, pois seguimos as diversas placas no caminho chegamos a Siena por pequenas estradas. Siena já é uma cidade média e nos preocupava encontrar um lugar para parar o carro. Rodamos um pouco pela cidade e encontramos o centro histórico. A região histórica é Zona de Tráfego Limitado (ZTL), restrito a moradores e carros de serviço. Encontramos um local que nos pareceu permitido bem próximo a ZTL e estacionamos.  Noa caminhada para o centro histórico descobrimos um pequeno hotel com uma oferta last minute um quarto por 40 euros sem café da manhã ou 50 euros com café. Deixamos essa opção na manga e seguimos para conhecer a cidade. Ao subirmos a rua do hotel nos deparamos com um monte de pessoas com cachecóis do time da cidade, o Siena. Logo descobrimos o estádio, tinha se encerrado o jogo entre o Siena e o Bolonha, pela primeira divisão do campeonato italiano.
Pegamos um final de tarde lindo, com um belo sol se pondo atrás das construções medievais de Siena.

O centro histórico nos surpreendeu. Lindas e enormes igrejas, ruelas e becos estreitos e diversas piazzas, a mais espetacular delas a Il Campo, onde acontece o Palio. O Palio é uma corrida de cavalos que acontece desde o renascimento até os dias de hoje. Imagina só, corrida de cavalos em uma praça de uma cidade medieval.

Quando a noite chegou fomos ao hotel e fechamos um quarto. Não quisemos com café pois sairíamos muito cedo no dia seguinte para andar mais pela cidade antes de partirmos para Pisa e Verona.
Ainda andamos um bocado a noite depois de feito o check in no hotel.

Tomamos o delicioso vinho branco comprado em San Giminiano com pão, azeite e salaminho antes de dormirmos.

O carro pode ficar estacionado no mesmo lugar que o colocamos quando chegamos.